Rio lança projeto de sistema de transporte aquaviário na Zona Sudoeste que deve atender 85 mil pessoas por dia

Rio anuncia sistema de transporte aquaviário na Zona Sudoeste A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, na manhã desta quinta-feira (2), o projeto de um novo si...

Rio lança projeto de sistema de transporte aquaviário na Zona Sudoeste que deve atender 85 mil pessoas por dia
Rio lança projeto de sistema de transporte aquaviário na Zona Sudoeste que deve atender 85 mil pessoas por dia (Foto: Reprodução)

Rio anuncia sistema de transporte aquaviário na Zona Sudoeste A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, na manhã desta quinta-feira (2), o projeto de um novo sistema de transporte público aquaviário que vai unir as principais lagoas de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste (confira abaixo quais são os bairros). O sistema será interligado a linhas de metrô, BRT e ônibus, e a passagem integrará com o Jaé e o Bilhete Único Carioca, com a mesma tarifa: R$ 4,70. A previsão é que 85 mil pessoas sejam atendidas pelos barcos. A primeira das oito linhas planejadas deve começar a operar no ano que vem. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça O novo modal busca oferecer alternativas de deslocamento a fim de desafogar o trânsito em vias da região, como a Avenida das Américas e Avenida Ayrton Senna. A primeira fase deve custar, pelo menos, R$ 101 milhões. O projeto deve estar completamente em funcionamento em até 4 anos. "A ideia é que, dentro da região, possamos integrar as áreas que possuem uma densidade populacional maior", afirmou Nelson Florentino, presidente da Lagunar Marítima. LEIA TAMBÉM: Zona Sudoeste vira lei: Paes sanciona projeto que separa Barra da Tijuca e bairros vizinhos da Zona Oeste do Rio Zona Sudoeste do Rio: entenda o que muda com a nova delimitação Zonas Norte, Sul, Oeste e, agora, Sudoeste... Mas cadê a Leste? E o ‘centro’ é na Barra? As curiosidades sobre o mapa do Rio Lagoa da Tijuca, uma das lagoas do complexo de Jacarepaguá Reprodução/TV Globo “A gente tem um impacto, principalmente, no povo que trabalha nas casas, no comércio e nos shoppings da região”, afirmou o prefeito Eduardo Paes (PSD). O Consórcio Lagunar Marítimo venceu a licitação do novo projeto de concessão realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar). O contrato foi assinado no último dia 17 e terá validade de 25 anos. Agora, o consórcio tem até 30 dias para apresentar o cronograma de trabalho. As linhas, terminais e píeres Projeção do sistema de transporte aquaviário na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro Divulgação/Prefeitura do Rio Os 5 terminais previstos: Linha Amarela Gardênia Azul Rio das Pedras Muzema Jardim Oceânico Outros 6 píeres também serão construídos: Salvador Allende Parque Olímpico Vila Militar Arroio Pavuna Barra Shopping Bosque Marapendi As 8 linhas obrigatórias: Linha 1: Expressa Rio das Pedras - Linha Amarela Linha 2: Expressa Rio das Pedras - Jardim Oceânico Linha 4: Expressa Rio das Pedras - Barra Shopping Linha 5: Muzema - Jardim Oceânico Linha 7: Linha Amarela - Muzema - Jardim Oceânico Linha 8: Expressa Bosque Marapendi - Jardim Oceânico Linha 9: Circular Lagoa de Jacarepaguá Linha 12: Expresso Gardênia Azul - Jardim Oceânico O novo projeto vai interligar as lagoas da Tijuca, Jacarepaguá, Marapendi e Camorim. Cabines protegidas da chuva e do vento Cabines vão proteger da chuva e do vento Reprodução/TV Globo A frota de embarcações será padronizada. Cada veículo terá capacidade entre 42 e 120 passageiros, com cabines protegidas da chuva e do vento. Todos os barcos terão assentos estofados e sistemas de alarme, de combate a incêndio e de navegação por instrumentos, regulamentado pela Capitania dos Portos. Além disso, as embarcações terão sinalização para a circulação noturna. Barcos locais continuam O novo sistema não irá substituir o serviço prestado pelos barqueiros locais Reprodução/TV Globo O novo sistema de transporte público não irá substituir o serviço prestado há décadas pelos barqueiros que atendem as ilhas da região. De acordo com o edital divulgado pela prefeitura, os barcos tradicionais continuarão em funcionamento, porém sem atuar nas mesmas rotas do transporte aquaviário municipal. Atualmente, os barqueiros operam sem pontos fixos e são responsáveis por atender os moradores das ilhas da Gigoia, Primeira e outras ilhotas ao redor. Um dos responsáveis pela lei que estabelece os critérios para o transporte lagunar no Rio, o vereador Carlo Caiado (PSD) ressaltou a importância de proteger os trabalhadores que já atuam na região. "Os barqueiros que atuam há décadas na região não vão ser prejudicados. Pelo contrário, também vão estar integrados ao sistema", disse o parlamentar. Vereadores do Rio aprovam projeto que cria Zona Sudoeste, com Barra da Tijuca, Freguesia, Joá e outros Infografia: Juan Silva e Otávio Camargo/g1